Exposição “MARABAIXO, a essência de um povo” é destaque nas artes plásticas do Amapá
O autor é o artista plástico amapaense Jeriel Luz. Ele conta que a inspiração surgiu na passagem de 2020 para 2021, quando estava preparando o processo de pintura dos murais do Shopping Popular e foi convidado para estampar a sua arte numa campanha publicitária para uma empresa de cosméticos.
Desde o começo de sua carreira artística, em 2009, Jeriel sempre buscou destacar a cultura do marabaixo e a vida ribeirinha em seus trabalhos. Em 2021, a surpresa da seleção Em um edital do SESC, oportunizou preparar uma exposição autoral, tratando da temática de seu interesse, estudo e pesquisa. Essa estreia conta com 30 obras. “Foi a primeira oportunidade de colocar o meu estilo à disposição de uma temática que me envolveu, que foi o Marabaixo”, relata.
Pop Art Tucuju
O Movimento Pop Art surgiu na Inglaterra, nos anos 1950, e se popularizou a partir de 1960, nos Estados Unidos. A aproximação da arte com a vida cotidiana e a utilização de cores intensas e vibrantes são as características desse movimento, presente nas obras de Jeriel. O diferencial é agregar conceitos da cultura tradicional afroamapaense a suas obras. Assim, Jeriel Luz cria um estilo próprio. Nossa expectativa agora é ver as telas pop art e vida ribeirinha.
Vivência do Marabaixo no Mecado Central. Foto: Arquivo Pessoal“A inspiração está nas coisas da Amazônia, na vida ribeirinha, na vida tucuju. A fauna, a flora, o ribeirinho, o índio, o negro, as questões culturais e no Marabaixo como a principal representação do nosso povo”, ressalta e conclui “uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor”.
A exposição é um momento para conhecer o estilo e a obra de Jeriel Luz, representante das artes plásticas amapaense. O artista plástico já levou o Amapá para vários lugares do Brasil e do mundo através de suas obras.
Ainda este mês de março, parte deste acervo será exposto em Santa Catarina e, no final de maio, o Sul da França irá conhecer a obra do renomado artista amapaense, numa exposição inédita no Velho Continente.
“No decorrer do ano trarei novidades e a expectativa é que projetos grandiosos estarão sendo produzidos aqui no Amapá”, conclui Jeriel.
Texto: Ronaldo Batista