Claudiomar Rosa cobra explicações da Prefeitura de Macapá sobre UBS fluvial
Nesta terça-feira, 20, o Vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), protocolou ofício na Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações sobre a UBS fluvial que deveria atender as comunidades ribeirinhas de Macapá, especialmente, o arquipélago do Bailique, mas encontra-se parada no estaleiro do Igarapé da Fortaleza.
O fato foi constatado na última quarta-feira, 19, pessoalmente, por Claudiomar que vem denunciando, desde ano passado, a ausência dos atendimentos da UBS Fluvial nas regiões ribeirinhas de Tracajatuba, Carapanatuba, Ipixuna Miranda e nas Comunidades que compõem o Arquipélago do Bailique, distante 180 quilômetros da capital Macapá.
Lembrando que UBS foi reinaugurada em agosto de 2022 pelo Prefeito Furlan, mas os serviços desta Unidade de Saúde não foram retomados até hoje.
“A UBS fluvial é um instrumento importantíssimo para oferecer atendimento às pessoas dessa comunidade e garantir dignidade a essas pessoas. Os serviços de saúde dessas regiões são precários. Não tem combustível, nem remédio, nem médico! O atendimento é feito pelos enfermeiros. A UBS que deveria oferecer um atendimento de qualidade está parada desde o início do mandato do Prefeito Furlan. E quem sofre com esse descaso, frontalmente, é o Bailique. Vamos continuar cobrando o Prefeito Furlan até essa situação ser resolvida”, relata Claudiomar Rosa
O parlamentar conta que a situação dos Distritos é preocupante e que é preciso priorizar a saúde dessas comunidades, pois são lugares de difícil acesso:
“É absurdo como o Prefeito trata a saúde dos Distritos. Ele é médico e sabe das mazelas e dos problemas. Se Macapá já tem dificuldades, se a UBS Perpétuo Socorro e do Marabaixo já tem dificuldades, se a UBS Marcelo Cândia está lotada, se o Lélio Silva está fechado, imaginem a situação da saúde das 52 comunidades do Bailique. Agora a gente se depara com a UBS fluvial parada, abandonada. Um absurdo!”, conta o parlamentar.
Ainda nesta terça-feira, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o vereador solicitou a ida da secretária Érica Aymoré para dar explicações sobre essas e outras questões importantes da saúde do município de Macapá.
Infelizmente, o requerimento foi rejeitado pela base parlamentar que apoia o Prefeito Antônio Furlan na Câmara de Vereadores.
Texto: Ronaldo Batista Foto: arquivo