Claudiomar Rosa lamenta ausência da Prefeitura de Macapá em audiência pública sobre câncer infantil
Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 04, o vereador Claudiomar Rosa (Avante) demonstrou insatisfação com a ausência da Prefeitura de Macapá na audiência pública ocorrida sexta-feira, 28, na Câmara de Vereadores.
Na ocasião, foram debatidos desafios e soluções para o tratamento do câncer infantil no Amapá. Representantes de Organizações Não-Governamentais e de entidades de luta contra o câncer relataram as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e familiares no tratamento da doença.
O poder público contou com a participação do Juiz Marconi Pimenta, idealizador da audiência pública e o governo do estado enviou uma equipe liderada pela diretora assistente do Hospital da Criança e Adolescente, Ana Cláudia.
Dos convites feitos, o único que não enviou representante foi a Secretaria Municipal de Saúde. Para Claudiomar Rosa, essa ausência da Prefeitura nesse debate foi um gesto de enorme irresponsabilidade, pois a gestão municipal devia explicar sobre a política de prevenção do câncer infantil nas unidades básicas de saúde, pois a porta de entrada de atendimento dos serviços de saúde são, justamente, as UBS’s.
“É lá que se descobre o primeiro sintoma do câncer; é o lugar onde é possível evitar a gravidade da doença e se encaminha para um tratamento especializado. Mas, a Prefeitura de Macapá se ausentou desse debate importante sobre câncer infantil. É lamentável a forma que o Prefeito Furlan trata a saúde do município” disse o parlamentar.
Claudiomar ainda sugeriu que cada vereador destinasse 50 mil reais para o tratamento do câncer das emendas impositivas que cada parlamentar tem direito. Ao todo, a Câmara de Vereadores doaria mais de 1 milhão de reais.
Texto: Ronaldo Batista
Fotos: Jaciguara Cruz